O presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, reuniu com os presidentes de junta do concelho para definir uma resposta conjunta aos danos provocados pelo mau tempo na rede viária local, após vários meses de precipitação intensa.
O Município de Lousada promoveu uma reunião de trabalho com os presidentes das juntas de freguesia do concelho com o objetivo de preparar uma estratégia conjunta para responder às consequências do mau tempo que se fez sentir nos últimos meses. A principal prioridade definida foi a reabilitação da rede viária, fortemente afetada pela precipitação prolongada.
Segundo informação disponibilizada pela autarquia, o município e as freguesias têm vindo a articular intervenções para resolver as situações consideradas mais urgentes, prevendo-se uma fase posterior dedicada à planificação global dos trabalhos necessários.
De acordo com declarações do presidente da Câmara Municipal, Nelson Oliveira, a persistência da chuva dificultou a execução de reparações duradouras.
“Depois de vários meses com chuva, não é fácil resolvermos todas as situações de forma imediata e solicitamos a compreensão de todos. Até à data e, apesar do nosso esforço, não era possível promover um trabalho eficaz, dado que a chuva era incessante e destruía todo o trabalho feito”, afirmou o autarca.
A autarquia sublinha que os danos não se circunscrevem ao concelho de Lousada, referindo que a rede rodoviária foi afetada em várias regiões do país na sequência das condições meteorológicas adversas.
Segundo o município, a intervenção será desenvolvida em duas fases:
Resposta imediata: resolução de situações emergentes que colocam em causa a segurança rodoviária;
Planeamento subsequente: definição de um plano estruturado para reabilitação integral das vias afetadas.
Até ao momento, não foi divulgado um calendário detalhado das obras nem uma estimativa oficial de custos.




