DestaqueDireção-Geral do Consumidor alerta para a verificação de preços nas lojas e...

Direção-Geral do Consumidor alerta para a verificação de preços nas lojas e internet

Relacionados

Lousada: Som da Vila dá primeiro de vários espetáculos natalícios

Pelas 21:30h, hoje, dia 7 de dezembro, o Som da Vila regressa à Praça das Pocinhas, na primeira de um conjunto de atividades natalícias...

Greves nos transportes públicos e na função pública paralisam o país

Decorrem, ao mesmo tempo, greves dos maquinistas de comboios e metros e greves na função pública, com um foco na educação e saúde. Em...

Valongo: Valongo e Ermesinde abrem as Aldeias de Natal

A inauguração oficial será feita pelas 18h30 no Parque Urbano de Ermesinde e pelas 19h30 na Praça Machado dos Santos, em Valongo. Em Ermesinde, para...

Na época de promoções da Black Friday e Cyber Monday, a Direção-Geral do Consumidor divulga várias informações e esclarecimentos.

O Governo alerta para a verificação antecipada dos preços na loja e na internet, a fim de poderem avaliar a relação entre o preço e o desconto praticado, nomeadamente através dos compradores de valores de venda de produtos, por forma a calcular as vantagens oferecidas.

Deverão ainda ser verificadas as políticas de trocas e devoluções praticadas em cada estabelecimento, tendo especial cuidado com as promoções, dando abertura para os consumidores reclamarem caso detetem publicidade agressiva ou enganosa, uma vez que constituem práticas proibidas, sendo a Direção-Geral do Consumidor a entidade competente na matéria.

De acordo com as regras legais que regulam as práticas comerciais com a redução de preço, onde se inclui a Black Friday e a Cyber Monday, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica fiscalizou mais de 32.500 operadoras de vendas em loja física e em linha entre o início de 2019 e o dia 8 de novembro de 2021.

A ASAE detetou 260 infrações, traduzindo-se numa taxa de incumprimento de 9%, registando-se ainda 1.812 infrações em linha, 6% da taxa de incumprimento específica. Foi revelado que o número de processos por contraordenação decididos foi de aproximadamente 1.780, ascendendo a 1.569.222,65 euros em coimas aplicadas.

Entre as infrações detetadas, destacou-se o desrespeito das regras do anúncio de venda com redução de preços, sendo que, por este motivo, a Direção-Geral do Consumo recomenda prudência e atenção no momento da escolha e compra de bens de consumo ou serviços, em particular na Black Friday e Cyber Monday.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -