Ao analisarmos o Relatório Anual dos Serviços da Água e Resíduos em Portugal (RASARP2022) emitido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (RESAR), na região do vale do Sousa e Baixo Tâmega, verificamos que existem 3 concelhos com elevadíssimas perdas de água. Assim, Penafiel, Paços de Ferreira e Lousada são os concelhos campeões no desperdício de água.
Centrando os dados no concelho de Penafiel, no espaço de 1 ano verificou-se a melhoria de dados em 3 litros por ramal, mas ainda se perdem 92 litros por ramal por dia. É importante referir que o ramal é a parte da instalação que liga a rede geral instalada na rua com a instalação interna de um imóvel.
Num tempo de grandes alterações climáticas a nível mundial, verificamos que em Penafiel é desperdiçada imensa água, consequência da falta de investimento e de políticas adequadas para a sensibilização ambiental. Com estes números tão elevados de perda de água por ramal, é fácil constatar que a rede de água municipal está obsoleta e a necessitar de renovação. Tal não é operacionalizado por puro oportunismo político, desleixo para com as populações numa matéria tão relevante como a questão da água e por falta de uma verdadeira oposição nos órgãos autárquicos. Como esta questão não é levada a sério e como é difícil encontrar um bom local para colocar uma placa para fazer-se uma grande festa a apregoar que foi feita obra, vemos como a maioria PSD/CDS dá importância às questões ambientais e à qualidade de vida dos penafidelenses.
Já nas autárquicas de 2017, a CDU propunha medidas de âmbito ambiental como por exemplo: Divulgar mensalmente o consumo de água potável no município, bem como das perdas na rede e ainda o consumo de cada edifício ou equipamento municipal, procurando sensibilizar cada trabalhador municipal e a população em geral; Exigir a melhoria do funcionamento das ETAR e a procura de soluções para os odores na sua zona envolvente; Dinamizar um programa de educação ambiental junto das crianças e escolas do concelho, promovendo uma identificação e valorização do meio que nos rodeia; Melhorar a eficiência energética dos edifícios e frotas municipais, realizando auditorias energéticas e posterior plano de poupança; Substituição progressiva da iluminação pública por lâmpadas de menor consumo, começando pelas passadeiras; entre outras.
Bruno Sousa
Membro da Comissão Concelhia de Penafiel do PCP