OpiniãoAs eleições mais importantes do país

As eleições mais importantes do país

Relacionados

Próxima paragem: Eleições para o Parlamento Europeu

No próximo dia 9 de junho teremos as eleições para o Parlamento Europeu. Irão ser eleitos 24 eurodeputados por Portugal e desde já temos...

Rios abandonados, são rios poluídos

Sorte temos nós em termos tantos recursos hídricos aqui no Norte Litoral de Portugal. Por todas as terras do Porto abundam ribeiras e rios,...

Saber para quê?

Fechar ou abrir a porta da sala de aula já não é ouvir com olhos de lince o que o professor explica, é, neste...

Dia 9 de junho temos marcadas as eleições menos populares de Portugal: as eleições para o Parlamento Europeu. Com facilidade se ouvem comentários que estas eleições não interessam, que o que importa são as eleições internas ou que não se vai perder tempo a ir votar em algo que não tem influência em Portugal, mas será mesmo assim?

Segundo dados da Comissão Europeia, o peso dos fundos comunitários no investimento público entre 2014 e 2020 em Portugal foi de 88%. Isto quer dizer que as estradas, os passeios, os edifícios e infraestruturas públicas, apoio na formação e na empregabilidade, por exemplo, são sobretudo financiadas pelos nossos parceiros europeus. Este indicador demonstra também que Portugal é o país da União Europeia que neste período mais esteve dependente de fundos comunitários. Concluindo, sem União Europeia, não há o Portugal que vemos nos dias de hoje.

Estando a votos 21 lugares no Parlamento Europeu, está também a votos a nossa vontade de poder influenciar positivamente a liderança da União Europeia. Num período temporal em que candidaturas populistas, um pouco espalhadas por toda a Europa, surgem com ideias antieuropeias, o nosso voto é de facto importante para que continuemos a ter condições de um país desenvolvido.

A nossa ambição deve ir mais além, votando de forma a que tenhamos uma visão de futuro para o nosso país e para a Europa, e que deixemos o passado enterrado. No mundo a Europa tem de marcar a diferença, na priorização do bem-estar das pessoas, na conservação da paz, na cooperação e salvaguarda da Natureza. Devemos querer uma Europa que lidere na neutralidade carbónica, com soluções que aumentem a sustentabilidade económica e ambiental dos países europeus.

Se há alguma pessoa que ainda pensa que o voto não dia 9 de junho não é importante e é melhor ir de férias ou passar um dia na praia, talvez a melhor ideia seja pensar melhor… Tudo o que Portugal tem hoje, muito se deve à União Europeia. Existe um antes e um depois da adesão de Portugal à União Europeia. Se há eleições em que o voto seja realmente importante, então estas eleições europeias são as que cumprem com esse propósito.

Dia 9 de junho de 2024, faça algo pelo seu futuro. Vote!

Hugo Ribeiro

Elemento da Comissão Política Distrital do Porto do PAN

Elemento da Comissão Política Concelhia de Valongo do PAN

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -