OpiniãoLegionella de novo em Paredes! Consequências políticas, para quando?

Legionella de novo em Paredes! Consequências políticas, para quando?

Relacionados

Rios abandonados, são rios poluídos

Sorte temos nós em termos tantos recursos hídricos aqui no Norte Litoral de Portugal. Por todas as terras do Porto abundam ribeiras e rios,...

Saber para quê?

Fechar ou abrir a porta da sala de aula já não é ouvir com olhos de lince o que o professor explica, é, neste...

A importância da Reciclagem

Sabia que, em 2022, Portugal produziu cerca de cinco milhões de toneladas de resíduos? Isto corresponde a cerca de 512 kg de resíduos por...

Carta Aberta ao Presidente da Câmara

Exmo. Sr. Presidente da Câmara,

Legionella de novo em Paredes! Consequências políticas, para quando?

Depois de as Piscinas Rota dos Móveis em Recarei ter encerrado devido à presença de legionella, temos agora conhecimento de que, nos centros escolares de Recarei e Mouriz, foi detetada a mesma bactéria.

No passado, em reunião de Câmara, questionei V. Exa. sobre as razões de ter sido autorizada a abertura das Piscinas Rota dos Móveis em Recarei sem o conhecimento das análises efetuadas e se tinha conhecimento dos riscos dessa decisão para a segurança dos utilizadores. Nada respondeu.

No entanto, a ocorrência de novas situações, agora em escolas, após um longo período em que estiveram fechadas ou com atividade reduzida, nomeadamente no que diz respeito ao serviço da cantina, mostra claramente que V. Exa não só não conhece os perigos da legionella para a saúde pública, como não aprendeu absolutamente nada com a anterior situação de Recarei.

Lembro que os equipamentos das referidas escolas são responsabilidade do Município e que a legionella é uma bactéria com consequências graves para a saúde pública. Mas o senhor e o seu executivo socialista já mostraram ser negligentes para com a saúde pública no concelho de Paredes, estando preocupados apenas com a imagem nas redes sociais promovendo obras quando as que existem nem a manutenção consegue garantir.  Tem sido assim com a pandemia que vivemos e é-o agora com a legionella, pondo a descoberto a incapacidade de gerir um concelho como o de Paredes.

Volto às questões que fiz há dias, na esperança de obter resposta: Quais as razões que o levaram a reabrir as escolas sem acautelar devidamente as condições de segurança e sanitárias? Depois de um longo período de paragem, volta a colocar em risco os paredenses, desta vez toda a comunidade escolar, negligenciando a manutenção dos equipamentos.

O senhor vereador Paulo Silva, numa reunião de câmara, referiu que estas situações podem acontecer pelo facto de os equipamentos terem estado parados. Pelos vistos, ele também não aprendeu com o erro, pois os estabelecimentos de ensino deveriam abrir apenas após o conhecimento das análises e a certeza de tudo estava bem.

É inadmissível que estas situações tenham acontecido. Os paredenses ainda desculparam a primeira, mas não podem continuar a ser complacentes com esta incúria. V. Exa. tem de acatar as consequências políticas e perceber, finalmente, que o vereador Paulo Silva não tem condições para continuar. Os paredenses já não confiam nesta governação socialista.

 

Paredes, 29 de setembro de 2020

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -