Um ano depois das eleições autárquicas, o PSD de Paços de Ferreira continua a deixar uma pergunta desconfortável no espaço público. Quando começa, afinal, a oposição? A pergunta já atravessou mudanças de liderança, anúncios de renovação e promessas de firmeza. Vai envelhecendo melhor do que as respostas.
Há partidos que perdem eleições e procuram compreender o país que deixou de os escolher. Outros passam anos a reorganizar as cadeiras da sala onde continuam a conversar entre si. O PSD pacense parece demasiado confortável nesta segunda hipótese. Muda a distribuição dos lugares, apresenta novos protagonistas e anuncia um novo tempo. Depois, o concelho olha para fora da sede e encontra uma familiar ausência de consequência política.
A liderança local mudou. A comissão política presidida por Miguel Pereira foi eleita em fevereiro de 2026. A mudança existe, portanto, no organograma. Falta demonstrar que existe na capacidade de intervir, mobilizar e construir uma alternativa reconhecível. Porque substituir dirigentes é um ato administrativo. Renovar um partido exige mexer nos hábitos, nas prioridades e nas relações de poder que sobreviveram aos dirigentes anteriores.
O problema torna-se particularmente embaraçoso quando se olha para a Assembleia Municipal. A coligação liderada pelo PSD reúne 20 dos 37 lugares, contando os deputados diretamente eleitos e os presidentes de junta. Possui, assim, uma maioria que deveria permitir fiscalização exigente, iniciativa política e capacidade negocial. Convém recordar que a Assembleia Municipal não substitui o executivo nem governa a Câmara. Mas também não foi criada para servir de sala de espera às decisões do executivo.
Ter essa força institucional e não conseguir convertê-la numa orientação política coerente é mais grave do que dispor de poucos meios. Revela uma dificuldade em usar os meios existentes. O PSD parece ter conseguido a proeza de reunir uma maioria aritmética sem construir uma maioria política. Tem lugares suficientes para pesar. Falta-lhe unidade suficiente para fazer sentir esse peso.
A aprovação do orçamento municipal para 2026 expôs essa contradição. Segundo a notícia publicada sobre a sessão de fevereiro, a bancada do PSD opôs-se ao documento, enquanto os presidentes de junta eleitos pelo partido votaram favoravelmente, invocando a continuidade dos serviços e dos investimentos. A divergência é legítima. O que ela evidencia, porém, é a distância entre uma oposição que se anuncia em nome do partido e uma atuação autárquica que segue prioridades diferentes.
Seria injusto censurar um presidente de junta por defender a sua freguesia. É precisamente para isso que foi eleito. Seria igualmente pobre exigir votos contra apenas para produzir uma fotografia de combate partidário. Mas defender os fregueses não dispensa escrutinar o poder municipal. Cooperação institucional e exigência política podem coexistir. Quando um partido não consegue articular ambas, a falha está na sua liderança e na estratégia que não consegue construir.
O resultado é um PSD repartido por pequenas geografias, onde cada autarca procura responder ao seu território e ninguém parece conseguir transformar essa presença numa visão para o concelho. As freguesias têm representantes. A alternativa municipal continua à procura de autor. Entretanto, o PS beneficia dessa fragmentação, porque uma oposição dispersa pode incomodar numa intervenção e desaparecer na decisão seguinte.
Também importa abandonar a fantasia de que fazer oposição consiste em elevar a voz. Uma intervenção inflamável não substitui uma proposta estudada. Um comunicado indignado não substitui acompanhamento persistente. E uma reunião interna, por muito satisfeitos que apareçam os participantes na fotografia, não demonstra que o partido voltou a ter relevância junto de quem não pertence à fotografia.
O teste é bastante simples. Que prioridades consegue o PSD impor ao debate público? Que decisões obriga o executivo a explicar melhor? Que alternativas apresenta com custos, critérios e prazos? Que pessoas consegue mobilizar para além dos eleitos e dos habituais frequentadores da estrutura? É nestas respostas que se mede uma oposição. A quantidade de vezes que um partido anuncia estar unido mede sobretudo a sua necessidade de convencer alguém disso.
Desde a perda da Câmara, a impressão persistente é a de uma estrutura que ainda não resolveu a sua relação com a derrota. Continua a olhar para o passado como reserva de prestígio, quando deveria tratá-lo como matéria de análise. A memória de ter governado não confere competência eterna para voltar a governar. E o eleitorado não tem obrigação de conservar lugares para quem deixou de lhe apresentar razões convincentes.
A dimensão atual da militância exige números que permitam uma avaliação séria. Mas a questão política ultrapassa a contagem de cartões. Um partido pode conservar inscritos e perder participação, conservar nomes e perder pensamento, conservar uma sede e perder influência. Quando deixa de atrair pessoas capazes de discordar, propor e renovar, começa a confundir sobrevivência organizativa com vitalidade democrática.
É aí que os egos se tornam especialmente caros. Quanto menor é a capacidade de intervenção externa, maior pode tornar-se a importância atribuída às hierarquias internas. Discute-se quem ocupa o lugar, quem aparece primeiro e quem merece reconhecimento. O concelho, esse inconveniente mundo exterior, continua à espera de saber para que serve toda aquela importância.
Uma concelhia que fala sobretudo para dentro arrisca tornar-se apenas um ponto no mapa da distrital do Porto. Tem morada, contactos e órgãos eleitos. Falta-lhe a expressão política que justifica a existência de tudo isso. E nenhuma distrital pode fornecer, por despacho, a credibilidade que se conquista diariamente no terreno.
Paços de Ferreira precisa de uma oposição que obrigue o poder a trabalhar melhor e que ofereça aos cidadãos uma escolha sustentada. O PSD dispõe de representação institucional suficiente para assumir essa responsabilidade. Se continua a transmitir a imagem de um partido recolhido na sua concha, já não pode atribuir tudo à força do adversário.
O PS não precisa de pedir ao PSD que fique quieto. Basta-lhe esperar que termine a próxima reunião sobre como vai finalmente começar a mexer-se.







