OpiniãoO PSD de Paços de Ferreira e a arte de continuar parado

O PSD de Paços de Ferreira e a arte de continuar parado

Relacionados

O PSD Decidiu Oferecer Mais 12 Anos ao PS

Passou um ano de governação autárquica em Paços de Ferreira. Um ano em que se viu o executivo socialista a governar a seu bel-prazer,...

Promessas com GPS avariado

Há anúncios políticos que são tão bonitos que até deviam vir com moldura.Dez milhões para Meixomil, Quinta do Paço, casas, jardins sensoriais, hortas, animais,...

Paços de Ferreira não precisa de mais política. Precisa de mais escrutínio.

Há uma pergunta que, de tempos a tempos, uma terra deve fazer a si própria. Estamos realmente a discutir o futuro do concelho ou...

Um ano depois das eleições autárquicas, o PSD de Paços de Ferreira continua a deixar uma pergunta desconfortável no espaço público. Quando começa, afinal, a oposição? A pergunta já atravessou mudanças de liderança, anúncios de renovação e promessas de firmeza. Vai envelhecendo melhor do que as respostas.

Há partidos que perdem eleições e procuram compreender o país que deixou de os escolher. Outros passam anos a reorganizar as cadeiras da sala onde continuam a conversar entre si. O PSD pacense parece demasiado confortável nesta segunda hipótese. Muda a distribuição dos lugares, apresenta novos protagonistas e anuncia um novo tempo. Depois, o concelho olha para fora da sede e encontra uma familiar ausência de consequência política.

A liderança local mudou. A comissão política presidida por Miguel Pereira foi eleita em fevereiro de 2026. A mudança existe, portanto, no organograma. Falta demonstrar que existe na capacidade de intervir, mobilizar e construir uma alternativa reconhecível. Porque substituir dirigentes é um ato administrativo. Renovar um partido exige mexer nos hábitos, nas prioridades e nas relações de poder que sobreviveram aos dirigentes anteriores.

O problema torna-se particularmente embaraçoso quando se olha para a Assembleia Municipal. A coligação liderada pelo PSD reúne 20 dos 37 lugares, contando os deputados diretamente eleitos e os presidentes de junta. Possui, assim, uma maioria que deveria permitir fiscalização exigente, iniciativa política e capacidade negocial. Convém recordar que a Assembleia Municipal não substitui o executivo nem governa a Câmara. Mas também não foi criada para servir de sala de espera às decisões do executivo.

Ter essa força institucional e não conseguir convertê-la numa orientação política coerente é mais grave do que dispor de poucos meios. Revela uma dificuldade em usar os meios existentes. O PSD parece ter conseguido a proeza de reunir uma maioria aritmética sem construir uma maioria política. Tem lugares suficientes para pesar. Falta-lhe unidade suficiente para fazer sentir esse peso.

A aprovação do orçamento municipal para 2026 expôs essa contradição. Segundo a notícia publicada sobre a sessão de fevereiro, a bancada do PSD opôs-se ao documento, enquanto os presidentes de junta eleitos pelo partido votaram favoravelmente, invocando a continuidade dos serviços e dos investimentos. A divergência é legítima. O que ela evidencia, porém, é a distância entre uma oposição que se anuncia em nome do partido e uma atuação autárquica que segue prioridades diferentes.

Seria injusto censurar um presidente de junta por defender a sua freguesia. É precisamente para isso que foi eleito. Seria igualmente pobre exigir votos contra apenas para produzir uma fotografia de combate partidário. Mas defender os fregueses não dispensa escrutinar o poder municipal. Cooperação institucional e exigência política podem coexistir. Quando um partido não consegue articular ambas, a falha está na sua liderança e na estratégia que não consegue construir.

O resultado é um PSD repartido por pequenas geografias, onde cada autarca procura responder ao seu território e ninguém parece conseguir transformar essa presença numa visão para o concelho. As freguesias têm representantes. A alternativa municipal continua à procura de autor. Entretanto, o PS beneficia dessa fragmentação, porque uma oposição dispersa pode incomodar numa intervenção e desaparecer na decisão seguinte.

Também importa abandonar a fantasia de que fazer oposição consiste em elevar a voz. Uma intervenção inflamável não substitui uma proposta estudada. Um comunicado indignado não substitui acompanhamento persistente. E uma reunião interna, por muito satisfeitos que apareçam os participantes na fotografia, não demonstra que o partido voltou a ter relevância junto de quem não pertence à fotografia.

O teste é bastante simples. Que prioridades consegue o PSD impor ao debate público? Que decisões obriga o executivo a explicar melhor? Que alternativas apresenta com custos, critérios e prazos? Que pessoas consegue mobilizar para além dos eleitos e dos habituais frequentadores da estrutura? É nestas respostas que se mede uma oposição. A quantidade de vezes que um partido anuncia estar unido mede sobretudo a sua necessidade de convencer alguém disso.

Desde a perda da Câmara, a impressão persistente é a de uma estrutura que ainda não resolveu a sua relação com a derrota. Continua a olhar para o passado como reserva de prestígio, quando deveria tratá-lo como matéria de análise. A memória de ter governado não confere competência eterna para voltar a governar. E o eleitorado não tem obrigação de conservar lugares para quem deixou de lhe apresentar razões convincentes.

A dimensão atual da militância exige números que permitam uma avaliação séria. Mas a questão política ultrapassa a contagem de cartões. Um partido pode conservar inscritos e perder participação, conservar nomes e perder pensamento, conservar uma sede e perder influência. Quando deixa de atrair pessoas capazes de discordar, propor e renovar, começa a confundir sobrevivência organizativa com vitalidade democrática.

É aí que os egos se tornam especialmente caros. Quanto menor é a capacidade de intervenção externa, maior pode tornar-se a importância atribuída às hierarquias internas. Discute-se quem ocupa o lugar, quem aparece primeiro e quem merece reconhecimento. O concelho, esse inconveniente mundo exterior, continua à espera de saber para que serve toda aquela importância.

Uma concelhia que fala sobretudo para dentro arrisca tornar-se apenas um ponto no mapa da distrital do Porto. Tem morada, contactos e órgãos eleitos. Falta-lhe a expressão política que justifica a existência de tudo isso. E nenhuma distrital pode fornecer, por despacho, a credibilidade que se conquista diariamente no terreno.

Paços de Ferreira precisa de uma oposição que obrigue o poder a trabalhar melhor e que ofereça aos cidadãos uma escolha sustentada. O PSD dispõe de representação institucional suficiente para assumir essa responsabilidade. Se continua a transmitir a imagem de um partido recolhido na sua concha, já não pode atribuir tudo à força do adversário.

O PS não precisa de pedir ao PSD que fique quieto. Basta-lhe esperar que termine a próxima reunião sobre como vai finalmente começar a mexer-se.

Todos os conteúdos do Emissor são verificados e validados pelo Diretor antes da publicação. Consulte a nossa Política de IA.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimos Artigos

spot_img