Durante o ano de 2020, um ano de mudança de rotinas, de estilos de vida e até mudança de cidade de residência, houve 541 pessoas, provenientes de países que integram a União Europeia, que solicitaram o registo de residência em Vila Nova de Gaia, refere a câmara municipal do concelho, em nota.
Na maioria dos casos tratou-se de jovens que procuravam morar no concelho por motivos profissionais, no entanto, o concelho também acolheu famílias inteiras com idade média superior a 40 anos e com filhos.
De acordo com a Câmara Municipal de Gaia, a distribuição, por país, regista 200 pessoas com origem na Itália, 70 no Reino Unido, 69 na Espanha, 63 em França, 46 na Alemanha, 15 nos Países Baixos, 8 na Polónia, 6 na Suíça, 5 na Lituânia e 54 noutros países da União Europeia.
Assim que chegam à cidade, a Câmara Municipal de Gaia procura prestar o apoio necessário, nomeadamente ao nível do registo na plataforma do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Após realização dos procedimentos legais em vigor, o município dá as boas vindas aos novos residentes.