Hoje, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, nascida em 1931, celebrou o seu 90º aniversário na sede dos bombeiros, no em Paços de Ferreira.
Este sábado, os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira deram as boas vindas aos 90 anos, bem como a uma viatura nova, uma ambulância para transporte de doentes não urgentes.
Para o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, António Barbosa, “90 anos de vida são, por si só, uma razão de celebração. Mas quando falamos de 90 anos de uma instituição como os bombeiros voluntários de Paços de Ferreira, referimo-nos a nove décadas de dedicação à causa vida por vida”.
Esta celebração contou ainda com a entrega de medalhas de assiduidade, por celebração dos 90 anos de aniversário dos bombeiros, bem como os anos de pertença à associação, desde os cinco anos, até aos 20.
Para Zeferino Barbosa, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, referiu que “passados 90 anos, nós fazemos memória de todos os que ao longo das nove décadas serviram a associação humanitária, diretores, bem feitores, associados/as e bombeiros. A todos, a nossa gratidão”.
Zeferino Barbosa recordou ainda que “o caminho desta direção e desta associação humanitária não tem sido fácil, mas posso garantir que está no rumo certo e que inúmeros objetivos foram cumpridos para ajudar a toda a direção que me rodeia. Conseguimos nestes 10 anos de mandato, equipar os nossos bombeiros com uma frota renovada de viaturas, quer de socorro, quer de transportes de doentes. De equipamentos e fardamento individualizado a todos os bombeiros. Conseguimos realizar grandes obras de restauração no nosso quartel e conseguimos o nosso museu, que muito nos orgulha. E temos ainda a nossa fanfarra, que percorre todo o Norte de Portugal e que sensibiliza todas as populações por onde passa”, afirma.
“No plano financeiro, temos tido um grande rigor e eficiência no controlo de custos e despesas e uma adequada concessão das necessidades de todos, permitindo realizar as tarefas que nos foram propostas nestes anos, proporcionado aos elementos deste corpo de bombeiros uma estabilidade a todos os níveis, digna para as suas funções, nunca lhes faltando os princípios fundamentais para a execução do seu serviço de bombeiro”, acrescentou, ainda, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Paços de Ferreira.
Zeferino Barbosa anunciou, também, a existência de uma solução por parte da Câmara Municipal referente à resserção de um terreno anteriormente doado pela própria aos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, em 2003, tendo já celebrado o acordo com o autarca.
Estiveram presentes no evento, a vice-presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, Maria João, o presidente do concelho executivo da liga dos bombeiros portugueses, Paulo Marco Braga, o segundo comandante operacional distrital, Leonel Alves, o Presidente da Direção Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, Zeferino Barbosa, o Segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, António Barbosa, o adjunto do comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Dafunde, Rolando Lopes e o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito.