O Município de Lousada foi distinguido, no passado dia 26 de setembro, num evento que decorrer no Altice Forum em Braga, como o terceiro Município mais transparente do país.
O ranking da transparência municipal é elaborado pela Dyntra, instituição sem fins lucrativos sedeada em Bruxelas, que tem desenvolvido ao longo dos anos um conjunto de avaliações a várias entidades de múltiplos países, onde se destaca o setor público e governamental, com avaliações a autarquias, partidos políticos, federações desportivas internacionais e também concretamente clubes de futebol da UEFA Champions League.
O top 3 dos Municípios mais transparentes do país é liderado pelo Município de Murça, seguido de Matosinhos e depois Lousada a par de Bragança.
O Vereador do Urbanismo, Dr. Nelson Oliveira, convidado como orador para demonstrar o trabalho efetuado na área do Urbanismo e interligação com os cidadãos, demonstrou alguns resultados com a implementação de processos de melhoria contínua. De acordo com o Vereador “o objetivo primordial é fornecer o maior número possível de elementos informativos para o cidadão que submete processos de licenciamento. Atualmente, é possível para qualquer requerente saber o ponto de situação do processo de Urbanismo, a sua localização e os tempos de resposta, a partir dos serviços online do Município”.
O ranking da transparência municipal é formulado de acordo com a existência de informação acessível ao munícipe em áreas como os contratos, convenções e subvenções, transparência económico-financeira, participação e colaboração cidadã.