O maior entreposto do LIDL, em Portugal, foi inaugurado esta segunda-feira na Zona Empresarial da Ermida, em Santo Tirso. O entreposto conta com 48 mil metros quadrados e resulta de um investimento de 73 milhões de euros, com a capacidade de abastecer mais de 100 lojas.
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, que esteve presente na inauguração, refere ser um orgulho “um investimento desta dimensão em Santo Tirso”. A cerimónia decorreu na passada segunda-feira, onde foi relembrado que estas empresas acrescentam valor ao concelho, preocupando-se com a “sustentabilidade ambiental e com os seus recursos humanos”.
Enquanto diretor geral do LIDL Portugal na região norte, Luís Vangueiro explica que o investimento foi realizado “a pensar na sociedade e no ambiente”, tendo o edifício sido concebido com uma “maior eficiência energética”.
O autarca de Santo Tirso garante que “ao nível da sustentabilidade, este entreposto está na vanguarda, utilizando energias renováveis e contando com uma gestão inteligente da iluminação”.
Já o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, o qual marcou presença na cerimónia, destacou a “resiliência” do setor, lembrando que o investimento realizado no comércio permite a concretização de metas ambiciosas com o ponto de vista da transição verde, do combate às alterações climáticas.
Este entreposto do LIDL é o primeiro semi-robotizado da cadeia alemã em Portugal, permitindo uma maior capacidade de armazenamento, menos perdas de produtos, maior eficiência da operação da entrada e saída de paletes. Conta ainda com energias renováveis e uma gestão inteligente da iluminação, bem como câmaras de frio com um sistema de arrefecimento com recurso a fases/fluidos naturais, que minimizam os efeitos nocivos para a camada de ozono.