A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa), enquanto Autoridade de Transportes, irá implementar um sistema de transporte público a pedido. Este irá complementar a rede regular de transporte público rodoviário nas situações em que a oferta atual é insuficiente para dar resposta às necessidades da população.
Este serviço deverá assegurar o transporte de passageiros até à sede do seu município, bem como aos principais equipamentos e serviços públicos. O projeto piloto irá avançar na próxima segunda-feira, 3 de maio, nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende.
O serviço complementar de transporte objetiva, de acordo com a CIM do Tâmega e Sousa, “melhorar as condições de mobilidade da população da região, nomeadamente nos concelhos marcados por um povoamento disperso e por uma baixa densidade populacional, aumentando a cobertura da rede de transportes coletivos existente em áreas ou períodos do dia onde esta é deficitária”, esclarece.
Assim como o transporte coletivo regular, o serviço de transporte a pedido terá circuitos, paragens e horários pré-definidos, distinguindo-se do transporte regular pelo facto de este funcionar apenas por reservas, efetuando paragens somente nos locais que foram reservados previamente. O serviço distingue-se do regular por assegurar a ligação entre as paragens pré-definidas e a respetiva sede do concelho.
A implementação deste novo projeto irá realizar-se em duas fases, sendo que a primeira corresponde ao projeto-piloto, a iniciar a 3 de maio nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende, uma vez que estes concelhos têm baixa densidade e proximidade territorial. Numa segunda fase, o serviço irá alargar-se aos restantes concelhos do Tâmega e Sousa.
O projeto piloto será dividido, também, em duas etapas: a primeira irá realizar-se entre 3 e 21 de maio, de forma a registar o número de utilizadores e a segunda corresponde à efetiva utilização do serviço de transporte a pedido, que se iniciará a 24 de maio.
Quem estiver interessado neste serviço deverá proceder ao obrigatório e prévio registo, através do número telefónico 255 718 348, uma vez que, durante o projeto-piloto o registo só poderá ser efetuado por esta via. Prevê-se que, posteriormente, as reservas poder-se-ão realizar via website ou aplicação móvel. A reserva deverá ser efetuada até às 15h00 do dia anterior à viagem.
Os circuitos, paragens, horários e tarifários poderão ser verificados através do site da CIM Tâmega e Sousa.
Este serviço insere-se na operação “Transporte Público a Pedido (Apoio na implementação de um Sistema de Transportes Adaptado à Procura para Territórios de Baixa Densidade na CIM-TS)”, cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.