DestaqueObras de reabilitação e reforço da Ponte de Arame decorrem a bom...

Obras de reabilitação e reforço da Ponte de Arame decorrem a bom ritmo

Relacionados

Paços de Ferreira: Atletas Pacenses destacam-se no Campeonato Nacional

Nos passados dias 4 e 7 de abril, o Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra recebeu os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos...

Protocolo impulsionador do Enoturismo no Douro e Tâmega é assinado

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega e a Associação Empresarial de Amarante (AEA) celebraram esta segunda-feira, 8 de abril, após aprovação em reunião...

Paredes: Tribunal altera pena de homem que matou três ciclistas em 2019

O Tribunal da Relação do Porto alterou para prisão efetiva a pena aplicada ao condutor que matou dois motociclistas e feriu um terceiro, na...

Com o objetivo de reabilitar e reforçar a estrutura da Ponte de Arame, dotando-a das condições de segurança necessárias ao seu funcionamento e cumprindo as disposições regulamentares em vigor, a Associação de Municípios do Douro e Tâmega avançou para a realização do projeto de intervenção, desenvolvido pelo IC – Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo como base o levantamento 3D da ponte e o seu registo fotográfico aéreo.

Equivalencia-ao-12o-ano

A empreitada de “Reabilitação e reforço da Ponte de Arame (Amarante/Celorico de Basto)”, foi adjudicada à empresa Crismaga, Lda. pelo valor de 281.037,90 euros, ao qual acresce IVA, com um prazo de execução de 180 dias.

O início das obras ocorreu durante o mês de setembro e, desde então, estão realizados os trabalhos preparatórios, que incluem a preparação de plataformas de trabalho nas margens direita e esquerda, os trabalhos geotécnicos, que incluem a execução de trabalhos de prospeção geotécnica e de caracterização dos maciços, bem como os trabalhos de remoção integral dos elementos de madeira existentes do tabuleiro (travessas, longarinas, ripas de revestimento, rodapés, prumos e guarda-corpos).

IMG-20221012-WA0011-e1666687153589
Direitos Reservados

Os autarcas de Amarante e Celorico de Basto, José Luis Gaspar e José Peixoto Lima, respetivamente, reforçam o potencial turístico que esta intervenção pode trazer para a região, realçando que “estamos a assistir ao início de uma obra há muito ambicionada, a reabilitação desta ponte, um marco da ligação entre dois concelhos, mas também um símbolo de memória das nossas gentes. Uma obra que irá contribuir de forma crescente para o fortalecimento do turismo de natureza do nosso território”.

Recorde-se que a Ponte de Arame foi construída em 1926 e une os concelhos de Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, respetivamente.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -