Depois de Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas, ter avançado, a 20 de setembro, que o Governo está a preparar um diploma para a transposição, a partir de janeiro de 2022, da diretiva europeia que preconiza a obrigatoriedade de inspeções técnicas sobre os veículos de duas rodas, muitos motociclistas mostraram a sua indignação e realizarão, a 16 de outubro, uma manifestação por uma medida que apelidam como “negócio”.
Ao Moto Jornal, António Francisco, membro do Grupo de Ação Motociclista (GAM) e dirigente da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), referiu, num post publicado no Facebook que “as inspeções são “supostamente” uma medida que visa combater a sinistralidade rodoviária e é apenas desse modo que a medida se justifica sendo, inclusive, o único argumento usado por quem as quer implementar, ou seja, combater a sinistralidade. Acontece que, segundo estudos científicos feitos na Europa, apenas 0,3% (sim, zero vírgula 3 por cento) dos acidentes com motos são provocados por “falha mecânica”. Obviamente 0,3% é um valor de tal modo irrelevante que não justifica a relação custos/mais valias que as IPO representam para os motociclistas”, avançou.
António Francisco acrescentou, ainda, que o “problema da sinistralidade rodoviária reside no fator “falha humana”, que se encontra em 96% dos acidentes, em muitos casos conjugado com o “fator rodovia”, também culpado de muitos sinistros. Acontece que desde sempre a sinistralidade rodoviária tem sido tratada com medidas meramente políticas e de resposta a lobys e nunca se assumiram soluções de fundo, que na maioria dos casos implicam investimentos financeiros por parte do Estado, como é o caso da melhoria na conceção e manutenção da rede rodoviária”, explica.
De acordo com o Moto Jornal, já tinha surgido, em 2018, o rumor de que a regulamentação das inspeções às motos estariam “para ver a luz do dia”, e milhares de motociclistas organizaram-se em manifestações contra uma medida que “aos olhos do deputado do PCP e também motociclistas, Manuel Tiago, não fazia sentido”, avança, ainda, o jornal.
Assim, no próximo dia 16 de outubro, de acordo com a página do Facebook, no próximo “dia 16 de outubro vamos defender o motociclismo da ameaça das inspeções. Vamos fazê-lo no Porto, em Lisboa, e em Faro. Uma vez mais os motociclistas são chamados a defender as motos”, agenda.