A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) inicia, esta semana, uma auditoria ao “desempenho dos sistemas de valorização das pessoas nos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.
A auditoria realizar-se-á em sete estabelecimentos do SNS das regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo e irá incluir centros hospitalares, hospitais e unidades locais de saúde do setor empresaria do Estado, bem como hospitais do setor público administrativo, avança a IGAS.
O objetivo da IGAS é identificar e descrever os aspetos onde poderão realizar-se melhorias, bem como a elaboração das recomendações especificas, de forma a apoiar a gestão das respetivas entidades. As práticas e soluções inovadoras identificadas serão objeto de difusão pelo IGAS, para que estas possam ser replicadas por outros estabelecimentos e serviços no setor da saúde.
Com esta auditoria, a IGAS pretende “verificar se os órgãos de gestão das entidades auditadas desenvolvem estratégias, incentivos e políticas direcionadas à valorização das pessoas, com vista à criação de uma força de trabalho produtiva, qualificada, motivada e reconhecida”, refere.
A auditoria irá abranger as temáticas de “recrutamento e seleção, integração e orientação, gestão e avaliação do desempenho, reconhecimento e recompensa, formação e capacitação, bem-estar no trabalho, tecnologias digitais e comunicação, envolvimento e participação”, conclui nota do IGAS.
Esta ação enquadra-se na estratégia da IGAS para atuação no âmbito da melhoria da gestão das entidades do sistema de saúde e execução dos programas de políticas na área da saúde. Até finais de 2022 a IGAS irá auditar, nesta temática, 20% das entidades do setor público empresarial e 40% do setor público administrativo da saúde.