Com o arranque do novo ano letivo são várias as escolas que estão a sofrer intervenções com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da comunidade escolar. Estão a decorrer intervenções na EBS de Lousada Oeste, em Nevogilde, na EBS Lousada Norte, em Lustosa, na EB Lousada Este, Caíde de Rei, e na EB da Boavista – Silvares. Todas as obras estão a ser realizadas no âmbito de candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte.
As obras de beneficiação na Escola Básica 2,3 de Nevogilde têm a 1.ª fase concluída. Esta fase da obra foi respeitante à conservação das fachadas e coberturas, efetuada a reabilitação da cobertura do edifico e balneários/vestiários, incluindo a remoção de todo o revestimento em fibrocimento com amianto e a aplicação de painel sandwich em chapas de aço, colocação de caleiras e todos os remates e acessórios necessários.
Decorre agora a 2.ª fase das obras com a criação de sala para grandes grupos e salas de apoio e a melhoria das condições ao nível de conforto térmico, eliminação de humidades e segurança contra incêndios. Vão ainda ser colocados cobertos até às entradas do edifício e de forma a melhorar a eficiência energética e substituídas as luminárias, o sistema de aquecimento e colocados painéis solares para aquecimento de águas. Estão ainda previstas intervenções de requalificação do espaço exterior ao nível dos pavimentos.
O investimento total aprovado ascende a 2 milhões 52 mil e 470 euros, considerado totalmente elegível, com uma taxa de cofinanciamento de 30,78%, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 631 mil 777 euros, sendo o restante valor suportado pelo orçamento municipal.