A Ordem dos Templários visitou o município de Penafiel a fim de celebrar a cerimónia da Investidura de novos Cavaleiros no Mosteiro de Paços de Sousa, um monumento da Rota do Românico, num evento que contou com a presença do Grão-Mestre da Ordem do Templo OSMTH-Paris F. Gérard Willery e o Grão-Prior de Portugal, F. Monção Leão.
O momento serviu, também, para a ordem visitar a Fonte Arcada, localizada na primeira sede dos Cavaleiros Templário, entre 1125 e 1128, bem como a Igreja da freguesia, um monumento doado pela mãe de Dom Afonso Henriques, Dona Teresa, à Ordem dos Templários.
O programa contemplou a receção no salão nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e uma visita à Aldeia Preservada de Quintadona, em Lagares e Figueira.
Os templários, filhos segundos de senhores feudais, na história, juntavam forças para proteger os peregrinos europeus das agressões dos sarracenos no decorrer das visitas a lugares sagrados em Jerusalém.
Em Portugal, a Ordem dos Templários estabeleceu-se no século XII a fim de ajudar os primeiros reis portugueses na reconquista cristã, dando continuidade às cruzadas.