A Câmara Municipal de Valongo já celebrou com a União Desportiva Valonguense o Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo, no valor de 324.000€, para apoiar a colocação de um relvado sintético no Campo de Futebol do Calvário. Desta forma, ficam garantidos os treinos de todos os atletas do clube, sobretudo das camadas de formação que agregam cerca de 300 atletas.
Recorde-se que em março, por motivos de segurança, a autarquia interditou o Estádio Municipal de Valongo, onde treinavam os escalões de formação, comprometendo-se a encontrar espaços alternativos para as crianças e os jovens atletas continuarem a sua atividade desportiva.
Assim, logo após a interdição do Estádio Municipal de Valongo, a autarquia disponibilizou uma solução provisória para as crianças da UD Valonguense, que passaram a treinar em relvados sintéticos situados na escola António Ferreira Gomes, em Ermesinde, que foram alugados para não comprometer a formação das camadas jovens na época desportiva que findou.
“Tal como nos comprometemos quando tomamos a decisão de interditar o estádio por motivos de segurança, encontramos rapidamente uma solução para manter os treinos das crianças em Valongo”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que visitou as obras acompanhado pelo restante Executivo e pela Direção da UD Valonguense.
Prevê-se que os trabalhos de colocação do relvado sintético no Estádio do Calvário estejam concluídos em finais de agosto, princípios de setembro para que o equipamento desportivo passe a ser utilizado em pleno na próxima época desportiva.