DestaquePenafiel investe na rede de abastecimento para controlo das perdas de água

Penafiel investe na rede de abastecimento para controlo das perdas de água

Relacionados

Região do Douro, Tâmega e Sousa vai receber 187 milhões de euros de fundos europeus

A região do Douro, Tâmega e Sousa vai ter ao seu dispor uma verba de 187 milhões de euros, no próximo quadro comunitário de...

Paredes: PSD celebra o 25 de abril com sessão evocativa

No passado dia 25 de abril, o PSD de Paredes celebrou os 50 anos do dia da revolução dos cravos com uma sessão evocativa...

Paços De Ferreira: Antiga estrada nacional 207 vai ser requalificada

Paços de Ferreira vai requalificar a antiga estrada nacional 207, numa empreitada estimada em 750 mil euros, segundo o que divulgou a autarquia. A intervenção...

A Empresa Municipal “Penafiel Verde” está a desenvolver trabalhos na rede de abastecimento com o objetivo de controlar e reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel, no âmbito de uma candidatura co-financiada.

De acordo com o município, o objetivo será dar passos sólidos para a eficiência de serviço e à eficiência ambiental, tendo a Empresa Municipal Penafiel Verde criado um plano para a rede de abastecimento de água assente em três pilares, nomeadamente a renovação, deteção e integração, com um investimento de mais de 1.2 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR-03-2021-FC-001256.

Atualmente, estão a ser desenvolvidos trabalhos de renovação da rede de abastecimento de água nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, tendo em conta que as redes ali existentes são muito antigas e possuíam perdas de água elevadas. Já na área da deteção, a Penafiel Verde adquiriu equipamentos tecnologicamente avançados, encontrando-se a instalar cerca de 45 em Zonas de Mediação e Controlo, bem como 22 válvulas redutoras de pressão em locais do concelho de Penafiel estrategicamente definidos.

A finalidade destes novos equipamentos será de munir a rede de mecanismos de controlo. Já área de integração engloba a informação recolhida pelos equipamentos de controlo ao incluir a monitorização dos equipamentos de medição, bem como o controlo de forma contínua com interligação ao sistema de telegestão, permitindo uma rápida intervenção sobre as fugas detetadas.

A implementação deste projeto reforça o contributo para a redução do volume da água perdido no sistema de distribuição do concelho, a utilização sustentável deste recurso hídrico, assim como a garantia da qualidade e eficiência do serviço prestado aos clientes.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -