DestaquePenafiel investe na rede de abastecimento para controlo das perdas de água

Penafiel investe na rede de abastecimento para controlo das perdas de água

Relacionados

Paredes: Jovem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Paredes deteve, no passado dia 24 de julho, um homem 20 anos, por tráfico...

Paredes: Homem morre após despiste de mota

Um homem, de 29 anos, morreu, no último sábado, dia 20 de julho, na sequência de um acidente na Rua da Ferrugenta em Lordelo,...

Paredes: Idosa morre após despiste de carro

Uma idosa, de 81 anos, morreu, na manhã do passado dia 17 de julho, quando o carro que conduzia se despistou e embateu contra...

A Empresa Municipal “Penafiel Verde” está a desenvolver trabalhos na rede de abastecimento com o objetivo de controlar e reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel, no âmbito de uma candidatura co-financiada.

De acordo com o município, o objetivo será dar passos sólidos para a eficiência de serviço e à eficiência ambiental, tendo a Empresa Municipal Penafiel Verde criado um plano para a rede de abastecimento de água assente em três pilares, nomeadamente a renovação, deteção e integração, com um investimento de mais de 1.2 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR-03-2021-FC-001256.

Atualmente, estão a ser desenvolvidos trabalhos de renovação da rede de abastecimento de água nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, tendo em conta que as redes ali existentes são muito antigas e possuíam perdas de água elevadas. Já na área da deteção, a Penafiel Verde adquiriu equipamentos tecnologicamente avançados, encontrando-se a instalar cerca de 45 em Zonas de Mediação e Controlo, bem como 22 válvulas redutoras de pressão em locais do concelho de Penafiel estrategicamente definidos.

A finalidade destes novos equipamentos será de munir a rede de mecanismos de controlo. Já área de integração engloba a informação recolhida pelos equipamentos de controlo ao incluir a monitorização dos equipamentos de medição, bem como o controlo de forma contínua com interligação ao sistema de telegestão, permitindo uma rápida intervenção sobre as fugas detetadas.

A implementação deste projeto reforça o contributo para a redução do volume da água perdido no sistema de distribuição do concelho, a utilização sustentável deste recurso hídrico, assim como a garantia da qualidade e eficiência do serviço prestado aos clientes.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -